Armação dos Búzios é uma antiga vila de pescadores, atual cidade turística, localizada na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. Faz divisa a oeste com a cidade de Cabo Frio, da qual se tornou autônoma há alguns anos. Localiza-se a cerca de 165 km da capital do estado.

É uma península com 8km de extensão e 23 praias, de um lado recebe correntes marítimas do Equador e do outro correntes marítimas do Pólo Sul, o que faz com que tenha praias tanto de águas mornas quanto de águas geladas. Entre as principais praias, destacam-se Geribá, João Fernandes, Ferradura, Ferradurinha, Rasa, Manguinhos, Tartaruga, Brava e Olho-de-Boi, esta última reservada para a prática do Nudismo.

A exploração turística e a ocupação imobiliária do local tiveram início após a fama internacional dada a Búzios pela atriz francesa Brigitte Bardot, que a freqüentava na década de 1960. Hoje, a cidade é tão visitada por turistas do mundo inteiro (principalmente argentinos) que alguns a chamam de a Saint-Tropez brasileira.

Armação dos Búzios, com seus ventos fortes, é ideal para a prática de iatismo, e vôo livre. É uma cidade que abriga diversas culturas com um grande número de estrangeiros.

A temperatura média anual é de 24 °C e tem o índice pluviométrico mais baixo do estado de Rio de Janeiro